Translate

domingo, 20 de janeiro de 2013

Capítulo VIII: A escolha da Quinta/ Data

O que não nos agradou na visita à maioria das quintas, foi a falta de transparência. O preço base até podia ser convidativo, no entanto, em algumas quintas que visitámos, quase tudo era considerado um "extra, o que acabava por encarecer o valor base. Se queríamos mesa de mariscos e bar aberto, tínhamos que pagar à parte. Até pormenores na decoração das mesas era considerado um extra em algumas quintas. Para quê complicar? E no final, fazendo as continhas todas e somando os extras, acrescia, à vontade 20% sobre o preço base, por pessoa.

A 1ª Quinta que visitámos foi a Quinta da Memória- http://www.quintadamemoria.com. O que nos agradou desde o início, nesta quinta,foi o fato de estar situada junto ao Rio Dão. O salão era espaçoso e tinha um estilo rústico, no entanto, o espaço exterior era mais pequeno do que as fotos do website faziam prever.
 
Continuando as pesquisas na web, encontrei a Quinta da Cerca- http://www.quintadacerca.pt. Uma quinta com vinhas e com a Serra de Estrela como pano de fundo, o espaço era magnífico! O salão era  também rústico, mas com uma boa luz natural, ao contrário do da Quinta da Memória, que achámos mais escuro. No entanto, é escusado falar novamente na questão da falta de transparência...
 
A pedido de muitas famílias, fomos ainda visitar a Quinta do Castelo- http://www.quintadocastelo.pt. Localizada na minha terrinha, ideia que agradava principalmente aos nossos pais, esta é uma quinta simpática, apesar de não ser bem o que procurava para realizar a receção.
 
A nossa busca, apesar de parecer terminada, uma vez que os nossos pais tinham adorado a Quinta do Castelo, ainda não tinha fim à vista. Ao contrário da Quinta do Castelo, a Quinta da Cerca estava mais próxima daquilo o que eu tinha idealizado. No entanto, havia algo na gestão de eventos que soava a oportunista...
 
E foi então que, por intermédio de uma colega de trabalho que me estava a ajudar nas pesquisas, que encontrei a Quinta do Barreiro- http://www.quintadobarreiro.pt. Localizada no distrito de Viseu, numa região rural, a quinta encontra-se repleta de paisagens magníficas.
 
No dia da visita à Quinta do Barreiro, o que nos agradou de imediato foi o atendimento. Antes de visitarmos o espaço, reunimos com o assistente, que nos mostrou o menu e os serviços. Ficámos impressionados pela positiva quando soubemos o preço por pessoa, com tudo incluído e sem extras! What you see is what you get! Assim é que eu gosto! A quinta tem 3 salões diferentes, cada um com o seu jardim e parque de estacionamento. Três espaços distintos e independentes. O 1º salão encanta pelo seu jardim com árvores centenárias. O 2º, pelo fato de ser envidraçado, cheio de luz natural e com os seus canteiros de Hortências, é também o salão mais amplo. O 3º salão, e o mais pequeno, possui um pequeno altar  e tem uma paisagem rural linda. Escusado será dizer, que ficámos indecisos na altura.
 
Acabámos por optar pelo 1º salão, por duas razões: primeiro, porque me tinha apaixonado pelos seus jardins e segundo, porque era o mais adequado ao número de convidados que tínhamos em previsão. O dia 13/07/13 já estava ocupado em todos os salões... Escolhemos então o dia 9/06/13, por ser um Domingo (que era também mais barato), uma vez que 2ª-feira, 10 de Junho é feríado. Só mais tarde é que me lembrei que o inconveniente da cerimónia de casamento ser a um Domingo, é o fato de se realizar durante a missa habitual de Domingo, com os paroquianos a assistir. Podia dizer adeus à cerimónia intimista que sempre idealizei...
 
Entretanto, fizémos melhor as contas ao número total de convidados e apercebêmo-nos que iríamos convidar mais pessoas do que as que tínhamos inicialmente previsto. Sendo assim, o espaço do salão nº 1 iría, provavelmente ser limitado. Marcámos nova reunião com a quinta e, desta vez, optámos pelo salão nº2 que me tinha agradado, por ser amplo e ter mais luz natural e, finalmente, escolhemos a data: 15 de Junho de 2013.
 
Quinta e Data da Cerimónia þ